Performance das carteiras recomendadas: Sexta semana

Por Igor Moreira

Olá pessoal! Bem vindos à nossa análise semanal das carteiras recomendadas de fundos de investimento! Esta semana cobriremos o desempenho da carteira em sua Sexta Semana.

Mas antes de irmos ao que interessa, se você ainda não está sabendo dessa história de carteiras recomendadas aqui da Árvore, dá uma olhada nesse post aqui e se ficar com alguma dúvida é só mandar pra gente! Na primeira postagem da série também cobrimos um pouco do que mostraremos nesses posts que cobrem a performance.

Como sempre, segue a tabela com a performance dessa semana:

Tabela: Performance na sexta semana (10/08/20-14/08/20)

Tabela Performance Sexta Semana
 
CarteiraRiscoRetorno SemanaRetorno desde Inicio
Conservadora0.34%−0.12%0.37%
Moderada0.48%−0.16%0.81%
Arrojada3.03%−1.11%3.81%

Assim como no post da semana passada, vamos recapitular agora sobre todos os detalhes da tabela para que você se sinta cada vez mais confortável para fazer e gerir seus investimentos.

Retorno da semana e o retorno desde o início

A sexta semana foi realmente bem ruim para as nossas carteiras. Todas as carteiras apresentaram resultados negativos nesta semana.

Novamente foi uma semana conturbada no mercado com o Ibovespa que perdeu 1,38%. Mas felizmente, todas as carteiras ainda apresentam retorno positivo desde o início da série. Como podemos ver, em semanas ruins como essa, o risco controlado das carteiras conservadora e moderada oferece uma certa proteção, perdendo consideravelmente menos do que a carteira arrojada em termos absolutos. Já na carteira arrojada, podemos observar que, comparando com o Ibovespa, esta ofereceu um retorno maior (-1,11% vs -1,38% do Ibovespa), demonstrando a vantagem do controle de risco nesta mesma também.

O risco-retorno de cada carteira

Passados mais de 1 mês desde o início de nossa carteira, já temos alguns dados para analisar sobre o desempenho da carteira. Na tabela abaixo, destaco o retorno anualizado, a volatilidade e o Índice de Sharpe.

A fórmula do Índice de Sharpe é dada por:


$\frac{(R_{ann} – r_{f})}{\sigma_{ann}}$

Tabela 2: Relação Risco-Retorno das Carteiras e do Ibovespa:  

PortfolioRetorno AnualizadoVolatilidade AnualizadaSharpe

Carteira Conservadora

3.12%1.58%0.64

Carteira Moderada

7.05%2.32%2.09

Carteira Arrojada

36.86%13.66%2.49

Ibovespa

47.57%21.83%2.04

Como podemos ver na tabela, nossa Carteira Arrojada apesar de apresentar um retorno abaixo do Ibovespa, possui um Índice de Sharpe maior, isso porque por construção, ela tende a possuir menos risco do que o índice da bolsa e no final entrega um retorno maior dado o risco que toma. Em um mercado de alta como o que tivemos em Julho e no início de Agosto, o Índice de Sharpe da Carteira Arrojada tende a ser maior do que o das outras carteiras, entretanto com o passar do tempo acredito que o índice das carteiras menos arriscadas, principalmente a Carteira Conservadora, tende a aumentar e inclusive passar o Sharpe da Carteira Arrojada. Ficaremos observando os próximos meses!

Vamos agora acompanhar a performance de cada carteira com mais detalhes nos próximos parágrafos!  

Performance Carteira Conservadora

A carteira Conservadora apresentou um retorno de -0.12% nesta sexta semana e 0.37% nessas 6 primeiras semanas ao todo (3.12% anualizados). Cerca de 54.75% da performance se deve ao fundo Kinea Chronos FIM que apresenta um retorno de 1.01% desde o início de nossos investimentos na carteira recomendada. Outros 27.64% se devem ao Absolute Hedge FIC FIM que apresenta retornos de 0.57% desde o início. Nenhum fundo gerou retornos positivos essa semana infelizmente, logo não houve destaques positivos. O destaque negativo na semana vai para o Mauá Institucional FIC FIM que perdeu 0.28%.

Performance Carteira Moderada

A carteira Moderada apresentou um retorno de -0.12% nesta sexta semana e 0.37% nessas 6 primeiras semanas ao todo (3.12% anualizados). Cerca de 52.05% da performance se deve ao fundo Ibiuna Hedge STH FIC FIM que apresenta um retorno de 2.27% desde o início de nossos investimentos na carteira recomendada. Outros 43.58% se devem ao Gap Absoluto FIC FIM que apresenta retornos de 2.12% desde o início. Na semana o destaque positivo vai para o Gap Absoluto FIC FIM que rendeu 0.02% . O destaque negativo na semana vai para o NCH Maracanã FIA que perdeu 1.61%.

Performance Carteira Arrojada

A carteira Arrojada apresentou um retorno de -0.12% nesta sexta semana e 0.37% nessas 6 primeiras semanas ao todo (3.12% anualizados). Cerca de 43.20% da performance se deve ao fundo Indie FIC FIA que apresenta um retorno de 4.41% desde o início de nossos investimentos na carteira recomendada. Outros 39.19% se devem ao Tarpon GT FIC FIA que apresenta retornos de 4.73% desde o início. Nenhum fundo gerou retornos positivos essa semana infelizmente, logo não houve destaques positivos. O destaque negativo na semana vai para o Indie FIC FIA que perdeu 1.50%.

Como estão seus investimentos? Vamos investir juntos.

Dinheiro não dá em árvore, mas com um pouco de trabalho e investimento, você pode fazer investimentos de sucesso.  

Esperamos que vocês tenham gostado da postagem. Toda semana traremos atualizações das performances das carteiras para conversarmos sobre os acontecimentos e as perspectivas futuras.  

Até lá, aproveite para consumir o restante do nosso conteúdo. Talvez você se interesse pelos seguintes posts:  

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe seu comentário ou entre em contato com a gente pelo fale Conosco!

Bons investimentos!
Até mais!