Olá pessoal!
O tema de hoje é de extrema importância para qualquer investidor que deseja alcançar a independência financeira: A diversificação!
Bem, tomando o futebol como exemplo, é comum ouvir de vários treinadores que “Ataques ganham jogos, mas defesas ganham campeonatos”!
No mundo das finanças a diversificação e o gerenciamento de riscos seriam a nossa “defesa”, pois protegem nosso patrimônio. Essas estratégias ajudam a reduzir tanto a magnitude quanto a frequência de nossas “derrotas” (perdas) e assim são fundamentais para que vençamos nosso campeonato (independência financeira)!
Uma das grandes vantagens da diversificação pode ser compreendida através de um ditado popular bem famoso: “Nunca coloque todos os ovos no mesmo cesto!”.
É impossível para qualquer investidor prever o futuro com 100% de acertos para saber tudo que irá acontecer com seu patrimônio. Por isso, quando diversificamos os nossos investimentos estamos reduzindo o risco de perdermos quase todo o patrimônio com algum investimento errado.
Uma variável importante na hora de escolher onde aplicar para diversificar o seu portfólio, é a análise da Correlação. Investimentos correlacionados em estatística são aqueles que andam juntos, ou seja, quando um sobe o outro também sobe e quando um cai o outro também cai.
Por exemplo, as ações de bancos costumam ser bem correlacionadas entre si, pois fazem parte do mesmo setor. Enquanto que uma ação de banco costuma ter pouca correlação com uma ação de uma empresa de energia por exemplo, pois fazem parte de setores diferentes.
Para ficar mais clara a importância da diversificação vou utilizar uma decisão pessoal que eu tomei recentemente para escolher o meu próximo investimento.
Como já tenho alguns investimentos ligados à bolsa de valores, eu estava a procura de um fundo de investimentos que tivesse algum risco (e consequentemente me oferecesse um retorno acima do CDI) mas que não fosse muito correlacionado com a bolsa, para assim diversificar o meu portfólio de investimentos. Depois de uma longa procura (eu fiquei mais de um mês com o dinheiro aplicado no Tesouro Selic esperando encontrar algo que me interessasse), encontrei o fundo Visia Zarathustra!
O Zarathustra é um fundo quant, ou seja, um fundo que usa algoritmos e estratégias matemáticas para investir automaticamente no mercado de capitais, sem a necessidade de interação humana no processo de investimento.
Estes fundos investem em vários tipos de ativos e por isso possui uma alta diversificação e, além disso, costumam ser descorrelacionados com a bolsa! O desempenho do fundo é muito bom, tendo retorno de 210,53% desde 2012 o que dá mais ou menos 17,43% de retorno ao ano!
Nos gráficos abaixo vou te mostrar como a escolha destes investimentos pode melhorar a sua carteira de investimentos.
Para começar, simulei um portfólio com a metade dos seus investimentos alocados no Ibovespa. E a outra metade alocada no fundo de Renda Fixa DLM Hedge Conservador (este é um bom fundo de renda fixa para investir com pouco dinheiro, saiba mais).
O gráfico abaixo mostra a rentabilidade desta carteira comparando ela com a rentabilidade
de um portfólio investido 100% no Ibovespa e outro investido 100% no DLM Hedge Conservador.
Já neste outro gráfico vemos o nível de risco de cada uma destas carteiras.
Como podemos ver, se tivesse investido em um portfólio formado por 50% investidos no Ibovespa e 50% investidos no fundo de Renda Fixa , você teria obtido 84.16% de retorno no período de 4 anos com um risco anual médio acima de 11%, que seria menor do que o risco do Ibovespa. Mas teria um risco bem mais alto do que o investimento de renda fixa (que é de quase 0%).
Agora vamos adicionar a esta comparação o fundo que eu escolhi, Visia Zarathustra (falamos dele ali em cima lembra?), neste portfólio para ver como se alteram estes valores.
Para simplificar adicionei o fundo que escolhi e reajustei o percentual dos outros dois investimentos de uma forma em que todos passaram a ter pesos iguais no portfólio ( 33,33% cada).
Veja como ficou a rentabilidade:
E também como ficou o risco:
E… Bingo!
Vejam que o retorno aumentou, indo para 88% ao longo desses 4 anos e, além disso, o risco reduziu bastante, ficando na casa dos 8% ao longo de quase todo o período.
Em outras palavras, ao adicionarmos o fundo quant que é descorrelacionado com a bolsa e o fundo de renda fixa, não só aumentamos o retorno como também reduzimos o risco de nossos investimentos!
Tendo em vista que em finanças normalmente para obter retornos maiores temos que correr mais riscos, temos aqui um exemplo do grande poder da diversificação, pois ao adicionarmos ativos descorrelacionados, conseguimos obter um maior retorno correndo ainda menos risco do que em um portfólio menos diversificado!
Agora que você descobriu a importância da diversificação nos seus investimentos, não perca mais tempo e comece já a praticar!! Se você já possui investimentos diversificados, conta para gente como tem sido a sua experiência.
Caso tenha ficado alguma dúvida em relação ao texto ou se tem alguma dúvida sobre como fazer para começar a diversificar manda para a gente que te responderemos o mais rápido possível!
Até o próximo post e bons investimentos!