Olá pessoal! Bem vindos à nossa análise semanal das carteiras recomendadas de fundos de investimento! Esta semana cobriremos o desempenho da carteira em sua Quinta semana
Mas antes de irmos ao que interessa, se você ainda não está sabendo dessa história de carteiras recomendadas aqui da Árvore, dá uma olhada nesse
post aqui e se ficar com alguma dúvida é só mandar pra gente!
Na primeira postagem da série também cobrimos um pouco do que mostraremos nesses posts que cobrem a performance.
Como sempre, segue a tabela com a performance dessa semana:
Retorno da semana e o retorno desde o início
A quinta semana trouxe algumas surpresas. Foi uma semana conturbada no mercado com o Ibovespa perdendo 0,13%. Apesar disso, a grande surpresa foi que as carteiras mais arriscadas (a moderada e a arrojada) apresentaram retornos positivos enquanto que a carteira conservadora foi o patinho feio da semana, perdendo 0,04%! Apesar de ser uma carteira que possui um risco menor que as outras, isso não impede da carteira conservadora ter uma semana ou outra com pequenas perdas. Mas é de se esperar que nas próximas semanas isso não se repita e se uma carteira é mais esperada de dar algum susto no investidor essa é a carteira arrojada!
O risco de cada carteira
Acrescentamos uma coluna com o risco estimado de cada carteira. O risco aqui é calculado a partir do conceito de VaR (do inglês Value-at-risk ou valor em risco). Para saber melhor sobre o VaR, confira
neste post. Resumindo brevemente, esta metodologia tenta estimar qual seria o percentual máximo de perda financeira em uma carteira, em um dia de mercado ruim. Nossa metodologia seria aplicável a 99% dos casos. É claro que aqui estamos considerando pequenas crises e não crises colossais, como a que passamos recentemente com a pandemia de COVID-19. Por exemplo, no caso da carteira conservadora, os dias de perda máxima deveriam gerar, no máximo, uma queda de 0.34% do patrimônio investido.
Existem diversas críticas a essa estimativa de risco mas vou tentar explicá-las melhor em um outro post. O importante aqui é termos uma ideia de quanto poderíamos perder em um dia ruim, em média.
Vamos agora fazer uma análise mais detalhada de como foi a performance de cada uma das carteiras. Para entender melhor o post, recomendamos que você aproveite a oportunidade para ler algumas de nossas postagens antigas, como o que abordamos como funciona uma carteira de investimentos e nossas dicas para quem está começando a investir em ações. Caso você tenha dificuldade em entender alguns conceitos como Drawdown, basta acompanhar na última postagem: Carteira de Investimentos, Como Escolher? que eu explico os conceitos.
Como estão seus investimentos? Vamos investir juntos.
Dinheiro não dá em árvore, mas com um pouco de trabalho e investimento, você pode fazer investimentos de sucesso.
Esperamos que vocês tenham gostado da postagem. Toda semana traremos atualizações das performances das carteiras para conversarmos sobre os acontecimentos e as perspectivas futuras.
Até lá, aproveite para consumir o restante do nosso conteúdo. Talvez você se interesse pelos seguintes posts:
Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe seu comentário ou entre em contato com a gente pelo
fale Conosco!
Bons investimentos!
Até mais!