Carteiras recomendadas: análise da performance na primeira semana

Por Igor Moreira

Olá pessoal, hoje discutiremos a performance das carteiras recomendadas durante sua primeira semana. Caso esteja entrando no blog pela primeira vez, pode acompanhar as carteiras neste artigo. Se você está querendo começar a investir  e não sabe muito bem por onde começar, fique calmo: você chegou no blog certo!

O cenário dessa semana pode ser resumido nessa pequena tabela:

Tabela: Performance na primeira semana (06-10/07/2020)

Vamos conversar agora sobre todos os detalhes para que você se sinta cada vez mais confortável para fazer e gerir seus investimentos.

Retorno da semana e o retorno desde início

Todas as carteiras obtiveram uma performance positiva nesta primeira semana (06-10/07/20). É claro que, como se trata da primeira semana, a coluna com o “Retorno desde o início” possui os mesmos valores da coluna com os retornos semanais. Com o decorrer do tempo, poderemos ter uma noção melhor da performance da carteira na semana e no tempo.

O risco de cada carteira

Acrescentamos uma coluna com o risco estimado de cada carteira. O risco aqui é calculado a partir do conceito de VaR (do inglês Value-at-risk ou valor em risco). Esta metodologia tenta estimar qual seria o percentual máximo de perda financeira em uma carteira, em um dia de mercado ruim. Nossa metodologia seria aplicável a 99% dos casos. É claro que aqui estamos considerando pequenas crises e não crises colossais, como a que passamos recentemente com a pandemia de COVID-19. Por exemplo, no caso da carteira conservadora, os dias de perda máxima deveriam gerar, no máximo, uma queda de 0.38% do patrimônio investido.

Existem diversas críticas a essa estimativa de risco mas vou tentar explicá-las melhor em um outro post. O importante aqui é termos uma ideia de quanto poderíamos perder em um dia ruim, em média.

Com isso em mente, podemos notar o quão mais arriscada é a carteira arrojada, que possui um VaR de 5,38%, ou seja, em um dia muito ruim, podemos perder 5,38% do valor investido. Mesmo assim, ainda é um risco bem mais aceitável do que os 13,4% que poderíamos perder investindo no Ibovespa¹.

Vamos agora fazer uma análise mais detalhada de como foi a performance de cada uma das carteiras. Para entender melhor o post, recomendamos que você aproveite a oportunidade para ler algumas de nossas postagens antigas, como o que abordamos como funciona uma carteira de investimentos e nossas dicas para quem está começando a investir em ações. Caso você tenha dificuldade em entender alguns conceitos como Drawdown, basta acompanhar na última postagem: Carteira de Investimentos, Como Escolher? que eu explico os conceitos.

Performance Carteira Conservadora

 

A carteira Conservadora apresentou um retorno de 0,19% nesta primeira semana (9,87% anualizados), uma grande vantagem quando consideramos que o CDI rendeu 0,04% no mesmo período. Mais da metade da performance se deve ao fundo Mauá Institucional FIC FIM que apresentou um retorno de 0,409% na semana. Destaque negativo para o Claritas Hedge FIC FIM Longo Prazo que apresentou retorno de -0,08%, sendo o único fundo que teve performance negativa.

 

Performance Carteira Moderada

A carteira moderada apresentou retorno de 0,27% na semana (14,55% anualizados). Destaque para os fundos Gap Absoluto FIC FIM e Ibiuna Hedge STH FIC FIM que apresentaram retornos de 1,12% e 0,68%, respectivamente, na semana. O destaque negativo vai para o NCH Maracanã que recuou 0,94% na semana.

 

Performance Carteira Arrojada

 

Por fim, a carteira arrojada apresentou retorno de 2,22% na semana (201,77% anualizados). Destaque para os fundos Tarpon GT FIC FIA e Indie FIC FIA que representaram praticamente todo o retorno da carteira, com performance de 2,44% e 3,16%, respectivamente, na semana. O destaque negativo vai para o NCH Maracanã que recuou 0,94% na semana.

Como estão seus investimentos? Vamos investir juntos.

Dinheiro não dá em árvore, mas com um pouco de trabalho e investimento, você pode fazer investimentos de sucesso.

Esperamos que vocês tenham gostado da postagem. Toda semana traremos atualizações das performances das carteiras para conversarmos sobre os acontecimentos e as perspectivas futuras. Não esqueça de passar no blog na semana que vem.

Até lá, aproveite para consumir o restante do nosso conteúdo. Talvez você se interesse pelos seguintes posts:

 

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe seu comentário ou entre em contato com a gente pelo fale Conosco!

Bons investimentos!
Até mais!

 

¹Investindo no ETF Bova11. Todos os dados de VaR são calculados com base nos retornos até 10/07/2020, com exceção do Bova11 que usei retornos até 17/07/20. melhor

 

 

[social_share_button themes='theme1']