Oportunidades na Renda Fixa. Fique de olho!

Por Igor Moreira

Olá Pessoal!

O assunto de hoje vai ser breve mas vai falar de uma oportunidade que poucas pessoas devem estar acompanhando.

É bem provável que nesta altura do campeonato todos vocês já devem saber dos problemas pelos quais estamos passando com o Coronavírus e da queda da bolsa que até o momento em que escrevo, caiu mais de 38% desde o pico do índice no final de Janeiro deste ano. Muita gente deve estar se perguntando se agora seria a hora de entrar na bolsa, levando em conta que já caiu muito os preços e eles estariam “baratos”.

Entretanto, dada a expectativa de recessão que devemos ter este ano e com a incerteza de como será a recuperação, creio que algumas outras oportunidades podem estar surgindo e se você estiver com caixa, vale a pena considerar adicioná-las ao seu portfólio também!

Bem como dá para ver pelo título, hoje estou aqui para falar de renda fixa! Sim aquela renda fixa que muita gente pensou que estivesse morta, afinal o Brasil com uma taxa de juros de 3.75% ao ano não pode estar gerando oportunidades nesse segmento, correto? Errado! Veja na imagem abaixo alguns CDBs disponíveis  neste exato momento na minha corretora:

Como podemos ver, existem diversas oportunidades de CDBs com taxas de até 10.15% com vencimentos entre 2025-2027! Estes CDBs apresentam-se como uma ótima oportunidade para quem não precisa deste dinheiro no médio prazo (lembrando, estes CDBs de bancos de pequeno/médio porte não possuem liquidez, assim sendo, o montante investido + os juros são pagos somente ao final do período e possuem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) limitadas ao valor de R$ 250.000 por CPF). Caso tenha dúvidas sobre o que são CDBs ou como investir neles, clique aqui.

O investidor mais desconfiado deve estar se perguntando: “Mas Igor, se a taxa de juros está hoje em dia em 3.75% como podemos ter CDBs pagando acima de 10%? Alguma coisa deve estar errada e este banco deve estar quebrando!”. Bem em um futuro breve eu pretendo entrar melhor no detalhe sobre precificação de curva futura de juros e a relação com CDBs de bancos oferecidos pelas corretoras.

De forma simples então, a resposta para esta desconfiança do investidor está na curva de juros futuros que o mercado negocia todo dia. Esta curva baliza o mercado de renda fixa e isso inclui os nossos tão queridos CDBs! Com o estresse que estamos passando no mercado financeiro, a necessidade de financiamento das pessoas e a busca por liquidez (dinheiro agora!) aumentou bastante. Assim, como em economia básica, a oferta e a demanda por dinheiro no tempo equilibram o mercado de taxas de juros. Isto é, caso exista muita demanda por dinheiro agora, o dinheiro agora passa a valer muito mais do que o dinheiro no futuro e assim, para investidores aceitarem receber dinheiro em um futuro bem distante (como em 2027!) abrindo mão de dinheiro agora, devem exigir uma taxa de retorno mais alta (taxa de juros).

Em parte, é isso que está acontecendo agora e por isso que estes CDBs que possuem um prazo maior (que podem ser vistos como “empréstimos de médio prazo solicitados por bancos”) estão pagando taxas muito acima da taxa Selic atualmente em vigor. Obviamente que podem existir outros fatores dentro deste preço, sempre é muito difícil de determinar exatamente tudo o que está sendo considerado dentro de um preço de um ativo no mercado financeiro, mas creio que esta seja a principal razão e eu vou tentar discorrer mais didaticamente para os interessados sobre o assunto em breve!

Bem espero que tenham gostado do post de hoje e que aproveitem para avaliar estas oportunidades!

Obrigado a todos e qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário que ele será imensamente apreciado!

Até a próxima e Bons investimentos!!!!

[social_share_button themes='theme1']