Olá pessoal, tudo bem?
No post de hoje vamos descobrir quais foram os melhores fundos de investimento até o momento (Maio/2021). O mercado de ações brasileiro vem apresentando alta volatilidade até o momento, mas apesar de tudo o Ibovespa apresenta um retorno de 5,64%, o que não seria um retorno ruim dadas as instabilidades do período. Mas será que poderíamos fazer melhor selecionando alguns fundos de ações que perfomaram bem? Obviamente olhar para o passado é sempre mais fácil, mas avaliar a performance dos fundos olhando critérios além de Retornos pode nos ajudar nessa seleção.
Antes de mostrarmos a lista em si, vamos aos critérios de seleção da lista:
Uma vez estabelecida a lista de fundos, estabelecemos os seguintes critérios para ranquear estes fundos:
Uma vez calculadas estas métricas, eu comparo cada métrica entre os fundos de modo que no final, eu tenha uma nota para cada critério. Com esta nota eu consigo saber o quanto cada fundo é melhor ou pior que os demais em determinada medida. Uma vez calculado este número, eu somo as notas de itens desejáveis (Retorno, Sharpe) e subtraio as notas de itens indesejáveis (Volatilidade).
Mas vamos ao que interessa, vamos aos 10 melhores fundos, começando pelo número 10:
Após um péssimo início de ano em 2020 quando chegou a estar perdendo mais de 50% durante a crise, o Alaska está de volta aos rankings positivos este ano. Os 13% de retorno até agora no ano contribuíram para deixar o fundo com um Retorno acima da média quando comparado aos outros fundos (e os 5% do Ibovespa). Por outro lado uma característica negativa do fundo é o timing do portfolio, que fica bem abaixo de seus pares, pois em geral ele tende a perder substancialmente mais quando o Ibovespa cai.
Este fundo relativamente novo da gestora RPS Capital possui atualmente 163 milhões de patrimônio líquido. Apesar de fundos pequenos as vezes parecerem menos confiáveis, é justamente o fato de ser menor que pode dar mais espaço para o gestor aproveitar oportunidades menos óbvias no mercado correndo menos riscos. O Risco é justamente um dos fatores que ajudaram a colocar o fundo no ranking. Sua volatilidade abaixo de 10% aliados a um retorno acima do Ibovespa de 7,29% este ano foram os principais fatores que ajudaram o fundo a se destacar na lista. Para melhorar no ranking, um melhor alpha ajudaria o fundo a ganhar posições pois neste item o mesmo se encontra abaixo da média dos fundos avaliados.
Este fundo de mais de 1 bilhão de patrimônio líquido do Bahia Asset, gestora originada do lendário Banco BBM figura nesta lista principalmente devido ao seu alpha gerado se comparado ao Ibovespa. Levando em conta apenas este critério, somente o próximo fundo da lista ficou melhor posicionado que o Bahia Valuation. Tirando o alpha, podemos destacar também a consistência do fundo, que se posiciona acima da média em todos os critérios avaliados. A melhorar, poderíamos destacar o Sharpe, que apesar de estar acima da média, possui a nota mais baixa do ranking neste quesito, isto indica que o fundo tende a correr bastante risco para obter o seu elevado alpha.
Obter alpha! É com este objetivo que o fundo de 331 milhões de patrimônio líquido da Gestora Claritas conseguiu sua vaga no ranking. Com o melhor alpha do top 10, este fundo se beneficia dessa métrica para conseguir alcançar os seus 9,77% de retorno no ano e mais de 1 de Sharpe. De lição fica a nota de timing do fundo que mostra que o fundo fica abaixo da média nesse quesito. Possivelmente com o alpha que consegue, este fundo provavelmente busca oportunidades que acabam por serem mais vulneráveis em períodos de crise.
O primeiro fundo que utiliza majoritariamente o investimento em empresas no exterior do índice, este fundo conta com o retorno de 13,71% gerados neste ano para colocá-lo no topo da lista. Seu Sharpe de 1.8 no ano é excelente e por investir no exterior, o fundo também conta com um alpha acima da média, pois seus investimentos tendem a possuir menos correlação com a bolsa brasileira. O timing do portfolio acaba sendo prejudicado pelo fato do fundo ser em dólar e por isso este acaba sendo a sua pior métrica.
Timing, tudo na vida depende de um bom timing. Para chamar o seu crush para sair, para saber a hora de falar naquela reunião importante do trabalho e obviamente para montar seu portfólio. E é com um excelente Timing que a gestora Absolute Investimentos coloca o seu fundo Absolute Pace Long Biased nesta lista com 10,67% de Retorno no ano e um Sharpe de 1.37. Com uma volatilidade controlada o fundo poderia apenas melhorar no quesito alpha, no qual fica abaixo da média.
Calma meus amigos, o autor deste blog não está ficando maluco. Este fundo, ao contrário do número 6 da lista, não possui sua cota em dólares. Tudo bem, você pode dizer que é quase a mesma coisa, mas escolher um fundo em dólares ou reais pode ser o divisor de águas entre um fundo rentável ou não. Apesar de um retorno um pouco menor do que o seu par em dólares, este fundo entrega muito menos volatilidade, fazendo com que seu Índice de Sharpe seja bem maior, ou seja ele entrega um retorno maior para o risco que corre. A volatilidade inclusive é a menor dentre os top 10 aqui citados. Em compensação, o Timing e o Alpha do fundo estão abaixo da média dos fundos avaliados, algo que possivelmente poderia ser aprimorado no futuro.
E conquistando a medalha de bronze nesta avaliação está o fundo da Vinland! Este pequeno fundo de 22 milhões de PL (Patrimônio Líquido) está merecidamente no Top3 desta lista devido à sua excelente Performance em termos de Retorno. Obviamente que os outros critérios também contam, mas no final do dia o que todo mundo quer é uma Rentabilidade melhor e esses 3 fundos no topo desta lista entregam isto com sobras! Apesar de estar um pouco abaixo dos 2 primeiros neste quesito, o Vinland Long Only entrega respeitáveis 14.6% de retorno no ano (44.6% anualizados) com uma volatilidade de 19.4% anualizada gerando assim um admirável Sharpe de quase 2.3. Resta saber se o bom timing do fundo será o suficiente para compensar o alpha abaixo da média para o fundo continuar entregando estes excelentes resultados nos próximos meses/anos.
Em segundo lugar temos um fundo que ficou famoso pela excelente performance durante a crise ano passado e este ano mostra que continua com tudo com seus incríveis 18,81% de rendimento contra 5,64% do Ibovespa (só para lembrar novamente)! O NCH Maracanã é conhecido por possuir uma estratégia mais defensiva se comparado com outros fundos as vezes mais agressivos. Mas um bom time não se faz somente de uma boa defesa e no ataque podemos ver que o fundo também demonstra ter um alto potencial como podemos ver pelo seu desempenho esse ano. Cabe destacar aqui que em termos apenas de retorno, o NCH Maracanã seria o primeiro da lista com o melhor desempenho dentre o top10. Infelizmente o expressivo retorno sozinho não foi o suficiente para o fundo ultrapassar o primeiro colocado. Talvez tenha sido o alpha não tão bom, ou talvez tenha sido a volatilidade que apesar de acima da média, ficou um patamar abaixo (ou melhor acima) do primeiro colocado. Ainda sim, fato é que o fundo não se encontra na carteira recomendada deste blog a toa.
E vamos ao primeiro colocado! Rufem os tambores……
Sim meus amigos, mais um fundo da carteira recomendada, felizmente! O Tarpon GT FIC FIA até agora é o melhor fundo da lista com sobras. Apesar de levemente abaixo do NCH Maracanã em termos de retorno puro (18,47%), a vantagem do Tarpon acontece principalmente porque este excelente retorno se dá com uma volatilidade muito menor (17% contra 19.8% anualizados do Maracanã) o que resulta em um impressionante Sharpe de 3.47! Além disso o alpha do fundo está bem acima da média, vindo apenas o seu Timing a deixar a desejar um pouco em comparação com seus pares. Entretanto, podemos dar uma colher de chá para o timing pois este é mais do que recompensado com um excelente Retorno e Sharpe!
E aí gostaram da lista? Tem algum fundo que vocês gostam que não apareceu? Deixem os seus comentários e fiquem no aguardo de mais novidades no nosso blog!
Bons investimentos!